sábado, 6 de junho de 2015

Drenagem Linfática: Benefícios e Mitos

Hello meninas, tudo bem? então, quanto tempo né!!! Nossa meninas, uma correria tão grande que não deu mesmo para voltar antes. Mas vai dá certo, estava morrendo de saudades e cheia de novidades, fiz meu curso de massagem e agora estou fazendo o de estética facial. a minha proposta esse ano é compartilhar com vocês um pouco do que eu venho aprendendo, não detenho a verdade, mas acho que conhecimento sem divisão é carga desnecessária, então vamos lá.?! o tema de hoje é Drenagem linfática.

Você sabe o que é a drenagem linfática?



A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.

Para entender melhor como ela age, é essencial conhecer as estruturas que compõe esse sistema, a linfa e os gânglios linfáticos:



O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa, e a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios. Já os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.

Objetivo da drenagem linfática? 


A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células,com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate a gordura localizada - uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local. Mas não iluda-se amiga DRENAGEM LINFÁTICA NÃO EMAGRECE.!!! Essa é um dos maiores mitos sobre a drenagem, para obter resultados mais efetivos será necessário abordar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e pratica de exercícios físicos.




Quando a drenagem linfática sai errado ?


A drenagem linfática não pode deixar hematomas no corpo, isso significa que algum vaso sanguíneo foi rompido. Normalmente isso acontece quando o profissional que está aplicando a técnica com mistura com a massagem modeladora ou outros tipos de tratamentos. Mesmo assim, nem mesmo a modeladora deveria deixar esse tipo de marca.


Contraindicações da drenagem linfática


A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.

 Não é necessária prescrição médica para fazer drenagem linfática, mas é recomendado consultar um dermatologista para verificar se a técnica está indicada e irá funcionar.


Grávida pode fazer?


Não só podem como devem! O edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez, e a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo. Ela ainda pode ajudar prevenir a celulite e as estrias, diminui bastante o inchaço corporal ao final do dia.

Porém, essa drenagem só pode ser feita com aval do médico! Normalmente isso ocorre a partir do terceiro mês de gestação e a massagem deve ser diferenciada, pois não se deve drenar a região abdominal e da mama, e sim apenas fazer movimentos de deslizamento suaves. A gestante não pode ficar de bruços e por isso a drenagem na parte posterior é feita com a paciente de lado.


Então meninas, o que acharam?! Alguma duvida?? Gostaria de saber alguma outra coisa sobre estetica? Mande suas mensagem....bjokas


Nenhum comentário:

Postar um comentário